quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Outubro verde

Estou notando a tendência do ano tornar-se um arco-íris da saúde. Muitas doenças preocupam especialistas, mas algumas ganham mais força na mídia, como é o caso do Outubro Rosa (onde monumentos em vários locais pelo mundo recebem iluminação na cor, mulheres usam o laço em seus uniformes, há caminhadas, campanhas, etc), Novembro, em seguida, é Azul para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata e seus meios de prevenção.
Já falei sobre essas duas campanhas aqui em anos anteriores, o ano passado, acho que vi algo como (mês) dourado, mas não lembro exatamente sobre o que era e esse ano vi ainda, o Setembro Vermelho, onde a campanha é para alertar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares.

Mas o que quero falar hoje é sobre o Outubro Verde, a campanha para chamar a atenção sobre a Depressão. 
Sim! Ela é uma doença e é grave. E o acompanhamento de profissionais como terapeutas e psicólogos é necessário. Minha avó toma antidepressivos e calmantes desde que me lembro e as pessoas podem achar que os sintomas são frescuras da pessoa que está passando por isso, mas não é. E o apoio da família é muito importante.

Não quero me estender muito, pois não entendo muita coisa sobre isso e o que eu achei sobre a campanha, está em inglês. 
E procurando o laço da campanha, descobri também que Outubro é Violeta, ou seja, também é o mês do combate a violência doméstica

Fonte: http://www.txmf.us/depression-and-domestic-violence-prevention-and-awareness
Bom, vou deixar vocês com o vídeo "I had a Black Dog", onde a ilustração mostra como a pessoa depressiva se sente através de um "cachorro preto", e esse cachorro é nomeado assim no mundo todo e cria determinado modo de como a pessoa enxerga as coisas. Achei muito comovente:


Tem, ainda, ESTE artigo em inglês, ESTE site (também em inglês) e ainda, algumas instruções do site ABC da Saúde sobre a Depressão.

Fiquei sabendo dessa campanha através da Ci Arruda, pelos blogs Oh My! e Esmaltha, dos quais ela participa. E como falei, depressão é uma doença, um assunto sério, por isso achei importante fazer a ressalva sobre o assunto aqui.

Vamos nos atentar e preocupar uns com os outros e com familiares, seja na saúde física e mental :)


Bjo grande e ótima quarta.
Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger