sábado, 18 de outubro de 2014

Licenças Creative Commons

Oi gente, tudo bem?

Hoje vou falar um pouquinho sobre direitos autorais. Que são os direitos sobre os usos que se pode fazer sobre um texto, uma imagem, uma música, etc. Basicamente, você não pode fazer nada, sem pagar os direitos autorais para os autores/ produtores. Então tudo que estiver com aquele "c" NÃO pode ser reproduzido, gerar obras derivadas, ou qualquer outra coisa, sem o pagamento dos direitos autorais e devida autorização.

Recentemente eu descobri o Creative Commons, ou copyleft. Uma versão melhorada do copyright, para ajudar as pessoas a reproduzirem conteúdos (que foram autorizados previamente), mas sem precisar pagar por isso. São seis tipos de licenças e cada uma é explicada detalhadamente AQUI.

Eu estou fazendo meu último laboratório na universidade e nele estou criando uma revista eletrônica, em que colocamos a revista sob a licença do Creative Commons. Como eu já conhecia e tinha gostado da proposta, decidi aderir no meu Flickr e aqui no Blog. Porém, a licença que eu escolhi é a mais restritiva e se você for compartilhar meus conteúdos você DEVE me dar os créditos pela foto ou texto e NÃO pode fazer uso comercial disso.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Vale lembrar: Google Imagens não é o Creative Commons para você pegar as fotos que estão lá simplesmente, ok? Google é só um meio de PESQUISA. O que estiver ali não garante que o conteúdo possa ser compartilhado, então entrar em contato com o dono e colocar um link para o local que você viu aquilo é fundamental, mas só se você viu a caixinha de licença do CC, caso não tenha visto, o blog tem TODOS OS DIREITOS RESERVADOS, então você NÃO pode reproduzir.

E o por que de tudo isso? 
Bom, recentemente, fui vítima de pegarem foto daqui do blog sem me darem os créditos, para fins comerciais e sem linkar o blog. Apesar da moça não ter apagado minha marca d'água, foi ruim de saber que estavam usando minhas coisas sem autorização e a pela marca d'água não dá pra saber que se trata de fotos do "Mundo de Jubaoli", pode ser que existam outras Jus Balbinos, etc.

Então para finalizar, mais uma vez eu digo: vai usar minhas fotos? Ok, mas me AVISE antes, NÃO use para fins comerciais e LINK o meu blog, por favor!


bjo grande e ótimo sábado a todos.
Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger