domingo, 26 de janeiro de 2014

Tutorial: Tapemani

Olá... tudo beleza?
Vocês me pedem e apesar de demorar, eu sempre procuro fazer os tutoriais da melhor maneira possível, dentro das minhas possibilidades. O tutorial de hoje é de como fazer tapemani. Não é uma técnica difícil, mas é necessário paciência e tempo ;) Vamos lá?
Pra quem não sabe, tapemani, é a técnica de usar uma fita adesiva para fazer desenhos (em geral, geométricos). Eu usei 3 tipos de fita que tenho em casa. A diferença é o resultado e a quantidade de cola que cada uma tem. Usei as fitinhas metálicas de decoração (cola mais fraca), fitas de molde para francesinha (cola forte) e fita crepe - normalmente uso durex, mas não achei (cola mediana).

Os três tipos de fita, os esmaltes usados de base, palito, alicate e removedor
Eu fiz a base com o Romântica, duas camadas e passei mais uma do Turmalina Rosa, ambos da Panvel, na filha única. Fiz a noite, antes de dormir, quando acordei, por volta do meio dia, fiz o PAP.


O legal nessa técnica é escolher cores parecidas ~ou não~ mas que contrastem! Nesse caso, usei esse rosa antigo o preto e o branco, porque não consegui pensar em uma combinação de cores melhor que eu tenha na coleção. Comecei pela filha única, a unha com a fitinha de decoração. Fiz um cruzado, com 5 pedaços de fita e passei o esmalte preto por cima. Lembrem-se de escolher esmaltes mais pigmentados, pois eles facilitam sua vida. A fita deve ser bem encaixada nos cantinhos e na unha, se ela ficar com bolhas, o esmalte vaza e eu prefiro tirar a fita assim que termino de passar o esmalte de cima:


No dedo médio, usei a fita crepe: do mesmo jeito: bem justa ao contorno da unha e retirada depois que tirei a foto. Tem gente que deixa o esmalte secar bem, mas assim, eu nunca fiz, então não sei se dá certo. 
Na foto, vocês podem ver que o anelar já tem um desenho e vocês podem colocar as fitinhas do jeito que quiserem: vertical, horizontal, diagonal, pode colocar duas, pode colocar várias... Quanto mais fitinhas, mais o esmalte debaixo aparece... Já fiz até crucifixo com essas fitinhas ;) Só é difícil fazer desenhos curvos, mas tem outras fitinhas de ondulações, é só se jogar ^^



Nos outros dedos, usei a fita molde de francesinha de formato triangular e o esmalte preto, enquanto o esmalte branco secava mais um pouco para poder fazer a outra parte do dedo médio com o esmalte preto:



Como falei, o molde de francesinha tem a cola mais forte. Depois que você tira sempre fica um pouco de cola e se o esmalte estiver molhado, ele vem junto,aliás, se o esmalte estiver molhado, é melhor não fazer, independente da fita, porque ele vem junto mesmo. No caso da fitinha de decoração, dá pra esperar um pouco menos, algo em torno de 1 hora... Mesmo a cola ficando assim, ela até que solta fácil, é só tomar cuidado pra não estragar o esmalte que ainda está molhado.


Usar três tipos de fita diferentes, para fazer em todas as unhas é demorado, cansativo e testa ainda mais a sua paciência, mas queria mostrar pra vocês quais são as opções de fita para se usar. Vocês podem escolher a que melhor se adaptam e fazer apenas filha única... fica bonito ;) Ah... preparem-se para fazer um pouco de sujeira. O resultado antes da limpeza e tc, é esse:


O tc ajuda as coisas ficarem no lugar e a abaixar algo que esteja levantado, mas se estiver meio grosso (como os meus), ele pode estragar a esmaltação =/ Depois de pronta, com os cantinhos limpos e com o tc, ela ficou assim:


Espero que tenham gostado ;) ótimo domingo! :D

bjo grande^^
Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger